domingo, 31 de julho de 2011

20 semanas da Marianna

A Marianna está cada dia mais presente nas nossas vidas. Se não pela barriga crescendo, pelos seus chutes cada dia mais fortes e frequentes. O papai também já consegue perceber e a agitação dela é durante a noite quando me deito para dormir. Um amor!

A Manu agora é a Nunu. É ela se chama assim, fazendo biquinho!!! Esta soltando o verbo a cada dia, nos divertimos com o palavreado da nossa filhota. Também consegue chamar a Ara de ti (tia).

Amanhã é o retorno as aulas... chega de férias, achamos que nem a Manu aguenta mais ficar em casa.

Na semana que passou encomendamos o quarto da Manu, chegaram algumas lembrancinhas, descobrimos uma gaveta cheia de roupinhas da prima Rafa (oba Marianna!!!). Hoje consegui tirar uma foto do início do enxoval da Marianna. Vamos aguardar a chegada do quarto da Manu para colocarmos as coisas em ordem.


O chá de bebê está marcado para dia 1/10/2011 aqui em casa. Fiz as amostras dos convites, agora é só comprar o material para confeccioná-lo. Montei a listas de convidadas e de presentes (acho que desta vez, pediremos fraldas... já que as roupinhas vamos aproveitar da Manu e da Rafa).

Ontem fomos a POA no chá de bebê da Sofia, nos divertimos muito... abaixo uma foto da galera se divertindo com o Patati Patatá.
Também passamos na casa da dinda Lú e do dindo Rod e depois voltamos para casa. Adivinhem se a Manu não inaugurou o trocador do João Pedro!!!

Hoje a mamãe conseguiu arrumar o guarda-roupas dela e do papai, com a ajuda da Nunu, é claro!

Minha alergia continua, melhora num lugar, aparece em outro,... fui no dermato e ele falou que é alergia a lã e roupas sintéticas: tô ferrada!!!

Acho que ecografia da Marianna só no final do mês... Que peninha! Pois vou no médico só dia 19/8.

Mais algumas fotos da semana.
 Nunu e Rafa dormindo no carro após passeio no shopping
 Pose
 Nunu e Rafa assistindo DVD

Nunu e Sônia na pipoca ou poca?!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mais fotinhos das últimas novidades

 Hoje chegou a carteirinha da Marianna do Exército Gremista para completar a nossa família.
 Essa foto abaixo sou eu hoje com a Marianna já apontando nas suas 19 semanas
(metade da gestação já se foi). Estou com uma alergia HORRÍVEL!!!
 
Jantinha para convidar os dindos da Marianna
Manu conversa sobre tudo (ou pelo menos tenta), imita o que falamos, tenta falar frases... Já se faz entender.

domingo, 24 de julho de 2011

19 semanas da Marianna e notícias da Manuella

Essa última semana passamos longe do papai, pois a mamãe tinha treinamento na Fiergs e nós, meninas, nos mudamos para a casa da vovó e do vovô em POA.

Na segunda gestação podemos experimentar algmas sensações diferentes, por exemplo, sermos chutadas do lado de dentro e do lado de fora... sim é isso mesmo: dormi com a Manu na cama de casal e a Manu chutava minha barriga do lado de fora e a Marianna do lado de dentro. Será que virei saco de pancadas?

O quarto da Marianna já está pintado, comprei as primeiras fraldas para a nova integrante da família, visitamos o dindo Rod e a dinda Lú (conhecemos o quarto do JP que pelo que vimos está vindo ao mundo nos próximos dias) e passeamos no Bourbon. Choveu muito durante a semana e ficou impossível de passearmos.

A noite, quando coloco a Manu para dormir sempre rezamos assim: "Anjinho da Guarda cuida bem da Manu, do papai, da mamãe, dos dindos, das vovós, dos vovôs, da Rafa, do João Pedro, da Marianna e de todos os meus amiguinhos. Obrigada pelo dia de hoje e que amanhã seja bem legal também." A Manu deve ficar pensando: quem será que é esse tal de João Pedro e Marianna?!! Calma minha filha, já, já vais conhecer...

Mais um Hammes apontando na família, dessa vez é a Thais e o Alfredo que estão esperando mais um pequenino!!! Parabéns, a criançada está tomando conta da família.

Ontem, a dinda Noka nos convidou para procurarmos uma cadeira de papá para a Rafa. Fomos para Novo Hamburgo: eu + Marianna, Manu, Noka e Rafa e, posso dizer que fui corajosa dessa vez pq andar com um bebê na barriga e outro no colo no shopping não foi mole, voltei cansadíssima!!!!

Esta última semana a instabilidade emocional me pegou... são muitas emoções ao mesmo tempo! Mas passa...

Já convidamos o primeiro casal de padrinhos da Marianna, serão a Sônia e o Gustavo. Já decidimos os demais mas conto depois de convidarmos oficialmente.
 Aniver da dinda Sa
 Manu e sua dinda
 Quer uma pipoca?
 Sylvia veio visitar a vovó e aproveitou para me dar abraçar

domingo, 17 de julho de 2011

Marianna Fröhlich Hammes

Decidimos o nome da nossa pequena, será Marianna Fröhlich Hammes. O papai já inscreveu no Exército Gremista e agora estamos esperando a carteirinha.

Essa semana conseguimos organizar algumas coisas depois que descobrimos o sexo do bebê: a cor do quarto e a pintura começa amanhã (se tudo der certo!), as persianas a vovó Tânia vai dar, compramos o adesivo de parede, encomendamos as lembrancinhas, pensei em algumas coisas para o chá (convite, lembrancinhas, lista de convidadas, decoração, lista de presentes).

Significado dos nomes:


Manuella tem origem hebraica, como Marianna, e significa Deus está conosco. É um nome profético que se referia à vinda do ungido de Deus à Terra, frequentemente usado para se referir a Jesus Cristo.

Marianna significa relativo à Maria. O nome está relacionado à devoção à Virgem Maria e pode ser considerado uma combinação de Maria e de Anna, mãe e avó de Jesus, respectivamente. Anna era o nome da minha bisavó paterna.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

E que venha a maninha da Manuella...

Hoje confirmamos, vem aí a Marianna ou será Gabriela?!

Quase tudo indica que será Marianna Fröhlich Hammes, mas ainda pensamos na Gabriela!

Tantas pessoas falavam em menino, que na hora da ecografia até aparece um desapontamento (muito passageiro!!!). Estamos muito felizes, seja bem vinda minha filha!!!!

Eu me contagiei com a notícia e falei com a Manu sobre isso, veremos como vai ser o comportamento dela nos próximos dias.

Coitado do papai, 3 mulheres nada fáceis!! Mas temos certeza que vamos fazê-lo muito feliz.

Mauô, te prepara para uma vida cor-de-rosa: mamãe taurina, Manuella aquariana e Marianna, sagitariana!

A ecografia foi bem tranquila, a Marianna tem 200 gr... tudo normal! Se mexeu muuuuuiiito, e deu trabalho para o Dr. Rafael tirar uma fotinho em 3D.

Se alguém lembra da eco 3D da Manu vai reconhecer o bico da Marianna. Claro que a Marianna só tem 17 semanas e a Manuella (segunda foto) já tinha 25 semanas, então estava mais gordinha!!! Mas o bico é muito parecido!!!!
É muita alegria!!! Família 4M1B

segunda-feira, 11 de julho de 2011

"PAI, COMEÇA O COMEÇO!"

Mensagem que meu pai enviou para suas filhotas, é linda!
  Quando eu era criança e pegava uma bergamota para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.   Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "bergamotas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.   Em certas ocasiões, minhas bergamotas transformam-se em enormes abacaxis......   Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.  Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma bergamota para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
 "Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!".

domingo, 10 de julho de 2011

17 semanas

Esta semana começa com muitas expectativas... quarta-feira teremos ecografia e o objetivo é saber se a Manu terá um maninho ou maninha! Tenho tantos planos após a ecografia...

Ficamos em casa no final de semana e estava muito bom! O sol resolver aparecer para aquecer nossos dias e saímos para almoçar nos dois dias indo em direção a São Francisco. A estrada é linda e o sol aquecia o carro, uma delícia!!!

Hoje pela manhã a Manu andava atrás de mim e batia no meu bumbum, dizendo: "po-pô". Briga com o Bob o tempo todo, ou pq estáem cima de mim, ou pq está em cima de algum brinquedo, tapete, etc. Uma figura!!!

E o bebê faz festa na barriga da mamãe. Que sensação boa!


Não tenho fotos deste findi para postar mas tenho algumas da semana.

 Mandando uma pizza Hut
 Minha motoca emprestada
 Gira dinda!

 Ajudando a Ara
 Se divertindo com as luvas da vovó Tânia
 Pronta para o colégio
 Bob esperando Manu e mamãe descer depois do banho

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Friiiiiiooooo

Gente, o que é isso? Que frio é esse?

Hoje quando fui trabalhar em Sapiranga tinha muita geada e olhem a foto da temperatura marcada no carro:


Palavras da Manu

Pais corujas dão nisso: ontem resolvemos anotar as palavras que a Manu diz, então vai lá:
  1. mamãe
  2. papai
  3. vovó
  4. vovô
  5. ui ui
  6. ai ai ai
  7. aúúl (azul
  8. aúúú (álbum)
  9. exi (esse)
  10. ã?
  11. é
  12. dá qui
  13. bóó (Bob)
  14. mama (comida)
  15. papa (comida)
  16. táta (batata)
  17. Mauô (Mau)
  18. táu (tchau)
  19. au au (cachorro)
  20. xu (xuxa)
  21. bool (gol/bola)
  22. aqui
  23. nenê
  24. não
Frases:
  1. mamãe tau
  2. mamãe papa
Quando falamos do Grêmio ou do colégio ela procura o símbolo e aponta... coisa mais querida!!!!

sábado, 2 de julho de 2011

Como está a mamãe

Nossa última consulta foi ótima! Lembrei de levar os exames, ouvimos o coração do bebê, recebi minha carteira de gestante, e segundo o obstetra entrei na fase de férias da gestação (segundo trimestre)... tudo é mais tranquilo nesta fase.

Pediu mais uma ecografia e retorno depois do dia 10 de agosto. Aumentei 3 kg desde que engravidei, não é muito, mas se pensarmos que eu não tinha voltado ao meu peso depois da Manu... está mais do que bom assim!

O papai foi junto na consulta e se divertiu com o Dr. Leo.

Tá muito frio por aqui. Estamos em POA na casa da mãe e hoje não tiramos o nariz para fora.

Últimas fotos

 Fazendo meu bebê dormir

 Mamãe e a priminha Rafaela
 Eu e minha tata Ara
 Pronta para a escola com meu papai
 Ajudando a vovó e o vovô a limpar a casa

Arrumando meu armário

O 1º filho é de vidro, o 2º é de borracha, do 3º para frente é de ferro...

Recebi a mensagem abaixo da minha amiga Ana Paula e compartilho com as mamães de segunda e terceira viagem.
A ordem de nascimento das crianças

Irmãos mais velhos têm um álbum de fotografia completo, um relato minucioso do dia que vieram ao mundo, fios de cabelo e dentes de leite guardados.
Já os caçulas penam para achar fotos do primeiro aniversário e mal sabem a circunstâncias em que chegaram à família.

O QUE VESTIR:
1º bebê - Você começa a usar roupas de grávidas assim que o exame dá positivo.
2º bebê - Você usa as roupas normais o máximo que puder.
3º bebê - As roupas para grávidas SÃO suas roupas normais.

PREPARAÇÃO PARA O NASCIMENTO:
1º bebê - Você faz exercícios de respiração religiosamente.
2º bebê - Você não se preocupa com os exercícios de respiração, afinal lembra que, na última vez eles não funcionaram.
3º bebê - Você pede para tomar a peridural no 8º mês.
O GUARDA-ROUPAS:
1º bebê - Você lava as roupas que ganha para o bebê, arruma de acordo com as cores e dobra delicadamente dentro da gaveta .
2º bebê - Você vê se as roupas estão limpas e só descartas aquelas com manchas escuras.
3º bebê - Meninos podem usar rosa, né???

AS PREOCUPAÇÕES:
1º bebê - Ao menor resmungo do bebê, você corre para pegá-lo no colo.
2º bebê - Você pega o bebê no colo quando seus gritos ameaçam acordar o irmão mais velho.
3º bebê - Você ensina o mais velho a dar corda no móbile do berço.
A CHUPETA:
1º bebê - Se a chupeta cair no chão, você guarda até que possa chegar em casa e fervê-la.
2º bebê - Se a chupeta cair no chão, você a lava com o suco do bebê.
3º bebê - Se a chupeta cair no chão , você limpa na camiseta e dá novamente ao bebê.
A TROCA DE FRALDAS:
1º bebê - Você troca as fraldas a cada hora, mesmo se elas estiverem limpas.
2º bebê - Você troca as fraldas a cada duas ou três horas, se necessário.
3º bebê - Você tenta trocar a fralda antes que as outras crianças reclamem do mau cheiro.

O BANHO:
1º bebê - A água é filtrada e fervida e sua temperatura medida por termômetro.
2º bebê - A água é da torneira e a temperatura é fresquinha.
3º bebê - É enfiado diretamente embaixo do chuveiro na temperatura que vier.
AS ATIVIDADES:
1º bebê - Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês, teatro, contação de história...
2º bebê - Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês.
3º bebê - Você leva seu filho para o supermercado, padaria...
AS SAÍDAS:
1º bebê - A primeira vez que sai sem o seu filho, liga cinco vezes para casa para saber se ele está bem.
2° bebê - Quando você está abrindo a porta para sair, lembra de deixar o número de telefone de onde vai estar.
3º bebê - Você manda a babá ligar só se ver sangue.
EM CASA:
1º bebê - Você passa boa parte do dia só olhando para o bebê.
2º bebê - Você passa um tempo olhando as crianças só para ter certeza que o mais velho não está apertando, beliscando ou batendo no bebê.
3º bebê - Você passa um tempinho se escondendo das crianças.
ENGOLINDO MOEDAS:
1º bebê - Quando o primeiro filho engole uma moeda, você corre para o hospital e pede um raio-x.
2º bebê - Quando o segundo filho engole uma moeda, você fica de olho até ela sair.
3º bebê - Quando o terceiro filho engole uma moeda, você desconta da mesada dele.